Índices criminais no Centro de Campinas apresentam redução após programa da Guarda Municipal
As ações do Programa Centro Mais Seguro da Guarda Municipal, já começaram a refletir na redução dos índices criminais referentes à área central de Campinas (SP).
O programa foi implantado em 23 de outubro de 2023, e de desde então a quantidade de delitos nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado foi menor do que no mesmo período de 2022, conforme apontam os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e baseados em registros de boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial.
Homicídio doloso teve uma redução de 50% e tentativa de homicídio de 100%. Dos crimes contra o patrimônio, o índice mais expressivo foi o de roubo de carga, que apresentou uma queda de 100%, seguido de furto de veículos, com redução de 38% e roubo de carro que caiu 16,66%. O indicador do crime de roubo recuou 8,61% e o de furto 12,17%.
O programa “Centro Mais Seguro” intensificou o patrulhamento na região central com guardas municipais que fazem a ronda na modalidade a pé entre 7h e 19h.
O objetivo da iniciativa é proporcionar mais sensação de segurança para a população que trabalha e circula no Centro, atendendo todo o período de abertura e fechamento do comércio, bem como aqueles horários em que as pessoas estão saindo do trabalho e estão nos pontos de ônibus. O foco também é coibir ações criminosas, como o tráfico de drogas e receptação de produtos ilícitos.
Balanço do programa
O último balanço de ações do programa, de 23 de outubro de 2023 até 14 de janeiro de 2024, aponta que a Guarda Municipal atendeu 3.615 ocorrências na região central.
Em todo o período, as ações resultaram na apreensão de 3 quilos e 374 gramas de entorpecentes, R$ 4.463,22 em dinheiro, 383 quilos de fiação de cobre sem procedência e duas armas de fogo. A corporação recuperou 13 veículos que eram produto de furto ou roubo. Além disso, seis carros irregulares foram recolhidos e encaminhados ao pátio da Emdec.
“A intensificação de patrulhamento no Centro será permanente. A Academia da Guarda Municipal está com cerca de 100 alunos em formação, que, em breve, vão aumentar o efetivo nesta região da cidade, trazendo ainda mais efetividade para as ações da Guarda Municipal”
destaca o Secretário de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi.
Segurança, estatísticas, Campinas, Guarda Municipal, índices criminais, Programa Centro Mais Seguro,