PF de Campinas investiga morador de Taquaritinga, suspeito de importar agrotóxicos ilegais
A Polícia Federal de Campinas (SP), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária, investiga um morador de Taquaritinga (SP), suspeito de importar agrotóxicos ilegais da China. Nesta quarta-feira (30), dois mandados de busca e apreensão.
De acordo com a polícia, a ‘Operação Terra Limpa’ começou com investigações em abril deste ano. Com a apreensão de agrotóxicos importados da China no Aeroporto Internacional de Viracopos, a equipe passou a apurar a importação, fabricação e comercialização de substâncias agrotóxicas ilegais.
Com a identificação do investigado, a polícia conseguiu mandados para a residência e empresa dele, que seria o responsável pela fabricação de fertilizantes agrícolas.
Segundo a PF, as investigações revelaram que ele já havia realizado cerca de 11 importações fraudulentas anteriormente.
Ele não apenas usaria as substâncias agrotóxicas na fabricação, modificação ou adulteração de produtos fertilizantes, como também, depois venderia regularmente aqui no Brasil.
A Polícia Federal de Campinas irá investigar todo o material para dar sequência a investigação.
A ‘Operação Terra Limpa’ remete ao objetivo da operação que é eliminar substâncias nocivas à saúde e ao ambiente utilizadas na agropecuária.