Profissionais do Samu de Hortolândia recebem capacitação para utilizar novo equipamento

Treinamento em sala de aula (Foto: Prefeitura de Hortolândia)
Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Hortolândia (SP) participaram de uma capacitação para utilizar um novo equipamento, na sexta-feira (11). A prefeitura da cidade adquiriu um novo aparelho de punção intraóssea, para aprimorar os atendimentos de saúde.
O equipamento recém-adquirido emprega o sistema SAM IO, que agiliza significativamente a punção intraóssea, deixando o procedimento mais rápido e eficaz.
A punção intraóssea é uma intervenção médica crucial para a administração de soro ou medicamentos diretamente na medula óssea do paciente quando a via venosa tradicional não é viável ou apresenta desafios.
O procedimento desempenha um papel vital em situações de emergência, permitindo a absorção imediata e eficaz dos medicamentos necessários para a estabilização do paciente.
A capacitação dos profissionais foi conduzida por uma especialista da empresa fornecedora do equipamento, garantindo que os profissionais estejam preparados para oferecer o mais alto padrão de cuidados médicos.
O Diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e do Samu, Renato Lopes Machado, destacou que em situações críticas, o acesso venoso pode ser um desafio. Ele explica que e é exatamente nessas circunstâncias que a punção intraóssea se revela um procedimento vital.
“Ao perfurar o osso e administrar o medicamento diretamente na medula óssea, conseguimos uma absorção imediata que faz toda a diferença na estabilização do paciente. Esse procedimento é de extrema importância, especialmente em casos graves, e é executado exclusivamente por médicos e enfermeiros“, esclareceu o diretor.
A aquisição desse novo equipamento e a capacitação dos profissionais reforçam o compromisso da Prefeitura de Hortolândia em oferecer respostas rápidas e eficazes em situações de emergência, garantindo um atendimento de excelência aos cidadãos.
A utilização do sistema SAM IO representa um passo importante na otimização do processo de punção intraóssea, contribuindo para salvar vidas e promover a saúde e o bem-estar da comunidade.