Hortolândia intensifica fiscalização contra descarte irregular de esgoto em lagoas

    Ação conjunta entre Prefeitura e Sabesp visa combater crimes ambientais e proteger a saúde pública no município

    PORPatrícia di Sanctis

    22/06/2023 09:45
    Atualizado em 22/06/2023 09:51

    Hortolândia intensifica fiscalização contra descarte irregular de esgoto em lagoas

    Hortolândia intensifica fiscalização contra descarte irregular de esgoto em lagoas

    Fiscalização ocorrerá ao longo desta semana (Foto: Prefeitura de Hortolândia)

    A Prefeitura de Hortolândia (SP) intensificou a fiscalização contra descarte irregular de esgoto que está ocorrendo na Lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE). A ação aconteceu na terça-feira (20), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

    De acordo com a prefeitura, o objetivo da operação é prevenir danos às redes de esgoto e águas pluviais, além de combater o descarte inadequado de dejetos domésticos no lago.

    A ação ocorrerá ao longo desta semana, com equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos.

    Na inspeção, os agentes concentram seus esforços na investigação direta das bocas de lobo para tentar identificar a origem das águas que chegam à lagoa e, assim, obter informações sobre o descarte irregular.

    Vale ressaltar que a verificação periódica do pH e da qualidade da água da Lagoa do OAPE tem sido realizada para monitoramento contínuo.

    Aplicativo Agenda Verde

    A Prefeitura de Hortolândia salienta que o despejo irregular de resíduos domésticos em áreas públicas da cidade é crime ambiental.


    A população pode denunciar tais crimes por meio do aplicativo Agenda Verde, que auxilia na identificação dos infratores.

    Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do celular. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

    O denunciante pode enviar fotos e textos para o aplicativo, o que facilitará o trabalho dos agentes de fiscalização ambiental.

    Com isso, a população ajuda a evitar o descarte irregular de resíduos e materiais que vão parar em rios, lagos, lagoas e mananciais do município, causando poluição, mau cheiro, o surgimento de plantas aguapés na superfície da água, dentre outros problemas.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design