Secretaria da Fazenda alerta sobre golpe do IPTU em Indaiatuba
A Secretaria da Fazenda de Indaiatuba (SP) faz alerta aos contribuintes sobre golpe do IPTU com emissão de guias de tributo falsa enviadas por aplicativo de mensagem, como WhatsApp.
O órgão enfatiza que os pagamentos de tributos para a Prefeitura de Indaiatuba são realizados via Guia de Recolhimento, que contém um QR Code com opção de pagamento via Pix, em nome do município de Indaiatuba.
A Pasta reforça que não utiliza o WhatsApp para envio de cobrança (boleto ou PIX ) de tributo municipal. Após o vencimento, o contribuinte deve acessar o site oficial da Prefeitura, para atualizar a guia de pagamento com os acréscimos legais.
O diretor do departamento de Rendas Imobiliárias, Douglas Oliveira, orienta que os contribuintes não realizem nenhum pix para chaves suspeitas (como número de telefone, CNPJ, CPF ou e-mail) que estejam em nome de terceiros.
De acordo com o diretor, os pagamentos de tributos para a Prefeitura de Indaiatuba são realizados através do carnê enviado pelo correio, impresso pelo site oficial da Prefeitura ou pelo aplicativo Minha Indaiatuba.
“Além desses meios é muito importante que a pessoa, antes de confirmar o pagamento, cheque que o credor esteja em nome do município de Indaiatuba, CNPJ 44.733.608/0001-09, com valor já inserido e igual da guia ou corrigido pelos acréscimos legais no caso de atualização de parcelas em atraso”, explica Oliveira.
Até a data do vencimento, o débito pode ser quitado pelo PIX QRcode ou nas agências da Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco Postal ou nos meios eletrônicos, como caixa eletrônico e internet banking dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.
Dúvidas relacionadas ao IPTU podem ser esclarecidas na Secretaria da Fazenda pelo telefone (19) 3834-9063, WhatsApp (19) 9 9888-5248 ou e-mail: fazenda.iptu@indaiatuba.sp.gov.br.