Polícia Civil de SP apreende seis aeronaves usadas pelo crime organizado
Em uma investigação conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, seis aeronaves que seriam utilizadas para o transporte de drogas, dinheiro ilícito e outros materiais relacionados ao crime organizado foram apreendidas. As informações são da Agência SP. A operação foi liderada pelas equipes do 30° Distrito Policial (DP) do Tatuapé, zona leste da capital, que desmantelaram uma quadrilha especializada em prestar serviços a facções criminosas.
A primeira apreensão ocorreu em agosto, quando um avião bimotor foi encontrado em um pátio no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. O veículo chamou a atenção das autoridades porque o antigo proprietário não tinha condições financeiras de adquirir a aeronave.
Na última quinta-feira (3), durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, a polícia localizou um sítio na Estrada Municipal Abílio Balduíno de Oliveira, em Joanópolis, interior de São Paulo, onde foram encontradas cinco aeronaves desmontadas. De acordo com o delegado Marcos Galli, do 30° DP, as aeronaves não possuíam autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para estarem no local. Ele ainda destacou que as peças encontradas no sítio provavelmente seriam usadas na montagem de aviões “frankenstein”, comumente utilizados para o transporte ilegal de drogas.
A quadrilha responsável pelas aeronaves tinha como principal atividade oferecer suporte logístico a facções criminosas que atuam em São Paulo e em outros estados. A polícia também investiga o uso de “laranjas”, pessoas que cederam seus nomes para ocultar os verdadeiros proprietários dos aviões, uma prática considerada criminosa.
As investigações continuam para identificar e prender os envolvidos no esquema.