Conselho da Mulher e Guarda Municipal elaboram projeto “Margarida Vai à Escola”

    Objetivo é orientar os estudantes nas unidades escolares para detectar os tipos de violência doméstica

    PORPatrícia di Sanctis

    06/07/2023 15:52
    Atualizado em 06/07/2023 15:52

    Conselho da Mulher e Guarda Municipal elaboram projeto “Margarida Vai à Escola”

    Conselho da Mulher e Guarda Municipal elaboram projeto “Margarida Vai à Escola”

    Capacitação para formatar o projeto aconteceu no sábado (Foto: Prefeitura de S. Bárbara)

    O Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher (CMDDM) e a Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste (SP) trabalham na elaboração do projeto de prevenção a violência doméstica “Margarida Vai à Escola”.  O objetivo é orientar os estudantes nas unidades escolares para detectar os tipos de violência.

    No sábado (1º) conselheiras municipais, guardas civis e psicólogos participaram de uma capacitação para formatar o projeto, no Centro de Formação e Capacitação da Guarda.

    Estudantes na faixa de 10 a 12 anos serão os primeiros contemplados com as aulas a serem ministradas por integrantes do Conselho e por guardas civis do Programa Anjo da Guarda da Mulher.

    Projeto semelhante já foi implantado no Distrito Federal e Roraima, além de cidades no Estado de São Paulo.

    Em Santa Bárbara, o projeto será uma parceria do Conselho com as secretarias de Promoção Social, Segurança de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e Educação do Município, amparado na Lei Municipal 3.926/2017 do projeto Anjos da Guarda.


    Os quatro temas principais serão direitos humanos, igualdade de gênero, respeito com os colegas e violência doméstica.

    A intenção é que o conteúdo contemple informações sobre o que é a violência doméstica, os tipos de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), sobre o perfil do agressor, medidas para evitar a violência, estratégias para buscar ajuda e canais de denúncia.

    A proposta é que as aulas sejam incluídas na grade curricular da quarta e quinta séries do ensino fundamental e que sejam realizados dois encontros por tema, intercalados com atividades lúdicas, exibição de filmes, além de elaboração de desenhos e textos pelas crianças.

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