Um homem de 32 anos foi preso em flagrante na manhã de quinta-feira (1) após matar o cachorro da família e desferir golpes de faca no corpo do animal, em Sumaré (SP). O crime ocorreu em um apartamento na Avenida Cabo Pedro Hoffman, no bairro Real Park, e foi registrado como maus-tratos a animais com resultado morte. O suspeito foi liberado na tarde de sexta-feira (2).
Segundo o boletim de ocorrência, policiais militares foram acionados via COPOM para atender a uma denúncia inicialmente tratada como violência doméstica. No local, a moradora autorizou a entrada da equipe e relatou que seu marido havia sufocado o cachorro e, naquele momento, o mutilava com uma faca dentro do apartamento.
Ao entrar no imóvel, os policiais encontraram o homem próximo à janela, segurando uma faca e golpeando repetidamente o corpo do animal já morto. Ele obedeceu à ordem para soltar a faca, mas resistiu à tentativa de algemá-lo.
De acordo com o relato da moradora, o Pudim — cão da raça shih-tzu, com um ano e quatro meses de idade — foi asfixiado pelo agressor, que foi visto nu, em vídeo que circula pelo WhatsApp, pressionando com força o rosto do animal até matá-lo. Em seguida, passou a mutilar o cadáver com a faca.
O homem recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi encaminhado ao Pronto Atendimento da Unimed Campinas. Posteriormente, foi transferido ao Instituto Indaiá, hospital psiquiátrico localizado em Indaiatuba (SP).
A autoridade policial decretou a prisão em flagrante e o indiciamento do suspeito, além da instauração de inquérito policial e do pedido de avaliação psiquiátrica para apurar a sanidade mental do investigado. Ele foi liberado menos de 24 horas após o ocorrido.
A perícia foi requisitada no local do crime, e um laudo veterinário será emitido por profissional da ONG Cadeia Maus Tratos. O corpo do cachorro ficou sob responsabilidade da Secretaria do Bem-Estar Animal de Sumaré.
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba as notícias do nosso site em primeira mão!