Prefeitura de Valinhos informa que as medidas de segurança nas escolas tiveram avanços
A Prefeitura de Valinhos (SP) divulgou nesta segunda-feira (19) que as medidas de segurança nas escolas continuam e tiveram avanços. O informativo chega para tranquilizar pais que ficaram preocupados, após uma recente invasão ocorrida no Paraná, que terminou com a morte de um estudante.
A prefeita capitã Lucimara Godoy, estabeleceu o Programa de Segurança nas Escolas em abril deste ano. A partir daí, todas as escolas municipais já receberam as câmeras de monitoramento, sensores de presença e alarmes.
Da mesma forma, todas as instituições de ensino, inclusive as particulares e as da rede estadual, já têm acesso ao botão de segurança, que permite acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) através de um aplicativo de celular.
A Prefeitura promoveu treinamento e ainda levou o botão de segurança às entidades assistenciais, como Apae, Santa Casa, entre outras.
Outra medida anunciada e já em vigor é o programa Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), que conta com quatro viaturas do grupamento especial da GCM. Os agentes atuam nas unidades de ensino em horários estratégicos com patrulhamento preventivo e ostensivo, protegendo alunos e servidores.
A Prefeitura também realiza oficinas para pais e alunos sobre segurança digital e remanejou todo o efetivo de vigias para as escolas de Valinhos.
Nessa semana também começam as obras de manutenção corretiva nas escolas, com substituições de trincas e portas, além de consertos de alambrado onde for necessário.
A prefeita reforça que a cidade desenvolveu uma série de ações a curto, médio e longo prazo e dará continuidade a esse sistema de segurança.
“Não se trata apenas de uma resposta imediata no calor do assunto. A segurança nas escolas de Valinhos é uma pauta duradoura, séria e que deve ser tratada sem palanques”, disse a prefeita.