PM Ambiental de SP apresenta ações contra crimes ambientais em conferência internacional na Argentina

Uso de satélites para geopatrulhamento e combate ao tráfico de animais foi destaque da apresentação.

Na manhã desta terça-feira (1°), a Polícia Militar Ambiental (PM Ambiental) de São Paulo foi convidada pelo governo da Argentina para apresentar suas principais ações de fiscalização da biodiversidade durante a Conferência Climática Internacional (CCI), realizada na cidade de Córdoba. O evento segue até quinta-feira (3) e tem como objetivo construir uma agenda colaborativa para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém, no Pará.

A PM Ambiental foi destacada pelo protagonismo em iniciativas inovadoras no combate a crimes ambientais, como o uso de tecnologia de satélites para monitoramento, prevenção de desastres e repressão ao tráfico de animais silvestres. Entre os pontos mais valorizados da apresentação esteve o sistema de geopatrulhamento, no qual policiais monitoram áreas de risco por imagens de satélite em tempo real. As informações técnicas obtidas são utilizadas por equipes em campo para identificar e coibir infrações ambientais.

Outro tema abordado foi a atuação da corporação na operação SP Sem Fogo, que une diferentes órgãos estaduais no combate a incêndios florestais durante o período de estiagem. A operação tem contribuído significativamente para a prevenção e redução de queimadas no estado de São Paulo.

Durante a conferência, os militares também detalharam as ações de resposta ao desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul e a aplicação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que integra forças como polícia, Corpo de Bombeiros, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e organizações não governamentais no gerenciamento de emergências.

A delegação paulista foi representada pelo capitão Flávio Sukatis e pelo major Jeferson de Souza. Segundo o capitão Sukatis, participar de um evento internacional com foco em soluções para as mudanças climáticas é uma missão importante para compartilhar experiências bem-sucedidas do estado e também absorver conhecimento de outros países.

A presença da PM Ambiental na conferência reforça o reconhecimento internacional do trabalho da corporação no enfrentamento de crimes ambientais e na proteção da biodiversidade.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).