Governo de SP investe em tecnologias para reforçar segurança nas rodovias
Mais de um milhão de veículos circularão pelos 13 mil quilômetros de rodovias paulistas no feriado de 12 de outubro. E as rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), oferecerão segurança e tranquilidade graças às tecnologias incorporadas pelo departamento.
Além de um centro de controle operacional, onde todas as rodovias são acompanhadas em tempo real com o uso de 64 câmeras, de redes móveis temporárias de internet via satélite (disponibilizadas também para o usuário no período da operação) e da combinação de aplicativos de georreferenciamento com a plataforma do Google (para monitoramento do tempo de viagem), as equipes do DER utilizam drones para observação de pontos específicos, uma vez que os equipamentos abreviam o tempo de resposta às ocorrências.
O DER conta ainda com um caminhão especializado em modelar rapidamente vias alternativas com o uso de cones.
O caminhão ‘papacone’ cumpre um papel fundamental na segurança dos condutores e agentes, bem como na capacidade de alterar rapidamente as condições de fluxo, adequando a capacidade da via à demanda de veículos.
“A partir do momento em que há uma avaliação do centro de operações e que o ponto de melhor eficiência seja definido pelos agentes de campo, o que pode ser feito pelo drone, o papacone entra em ação e, em minutos, ajusta às condições da estrada à necessidade daquele momento”, afirma Sérgio Codelo, superintendente do DER. Graças à internet móvel, os dados de situação são transmitidos e rapidamente a atualização das condições da rota aparece nos navegadores dos veículos.
O equipamento do papacone é simples: um sistema pneumático de lançamento ou içamento dos cones por rampa, com deslizamento e intervalo pré-programado por controle remoto.
Durante as operações em Barretos (por conta da Festa do Peão) e Holambra (relativo à Expoflora), o papacone foi utilizado para aumentar a capacidade das vias, ampliando a capacidade de circulação, com mais agilidade e velocidade. A reversão de pistas é um processo que é resolvido em questão de minutos com esse método.
Drones
Além de serem fundamentais nas avaliações de segurança de encostas, como ocorreu no trabalho de recuperação das rodovias atingidas pelas chuvas de fevereiro no litoral norte, os drones também são eficazes para a verificação rápida de pontos de concentração de volume.
O sobrevoo permite identificar muito rapidamente o que causa a ocorrência na rodovia, como acidentes ou desastres naturais, e acionar o dispositivo adequado para a resposta mais rápida. A combinação dessas tecnologias trouxe, como resultado, uma redução no tempo médio de deslocamento em alguns dos principais percursos durante as datas mais críticas.
O DER utiliza, ainda, outros métodos de apoio para os motoristas, como é o caso dos painéis digitais móveis e fixos (painéis de mensagens variáveis, PMV), cuja programação e conteúdo exibido reforçam o menu de informações disponíveis.
Inteligência artificial
De olho no volume de tráfego, o departamento estuda, em parceria com o Google, a implementação de inteligência artificial integrada às câmeras de monitoramento.
O objetivo é contar, identificar a categoria do automóvel e mensurar a velocidade dos veículos que trafegam pelas rodovias, visando analisar o comportamento dos usuários (incluindo pedestres) e estruturar um planejamento eficiente das operações especiais de trânsito. Além disso, a futura parceria contempla o acesso ativo dos alertas gerados pelos usuários do aplicativo Waze.