Polícia Militar e Civil garantem segurança nas eleições em SP com mais de 150 prisões
As polícias Militar e Civil de São Paulo atuaram de forma intensiva desde as primeiras horas deste domingo (6) para garantir a segurança nas eleições realizadas em mais de 1.400 locais de votação em todo o estado. De acordo com informações da Agência SP, a Polícia Militar mobilizou 100% de seu efetivo, enquanto as delegacias permaneceram abertas com equipes reforçadas para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral.
Até a noite de domingo, aproximadamente 157 pessoas foram detidas por diversos crimes, incluindo eleitorais, com 460 ocorrências registradas via 190 e 150 casos apresentados nos Distritos Policiais. Entre as ocorrências, cerca de 140 estavam relacionadas a crimes eleitorais. Na capital, por exemplo, policiais militares salvaram a vida de um bebê de 19 dias, que se engasgou em uma seção eleitoral no Capão Redondo. Além disso, 12 pessoas foram presas por crimes eleitorais nas zonas sul, oeste e leste da cidade.
Região Metropolitana de São Paulo
Na Grande São Paulo, reporta 45 ocorrências, entre as quais um homem foi preso em São Bernardo do Campo por assédio, e um policial militar foi atropelado em Diadema, sofrendo ferimentos leves. Em Franco da Rocha, três pessoas foram indiciadas por compra de votos, enquanto sete foram detidas por boca de urna.
Vale do Paraíba
No Vale do Paraíba, foram registradas 14 ocorrências de crimes eleitorais, resultando em 12 detidos. Um caso de tentativa de homicídio foi registrado em Redenção da Serra, onde suspeitos atiraram contra o carro de dois homens, mas ninguém ficou ferido.
Campinas
Na região de Campinas, 12 pessoas foram detidas por divulgação de propaganda eleitoral irregular. Em Jundiaí, a Polícia Civil apreendeu 60 mil panfletos contendo fake news contra um candidato a prefeito.
Ribeirão Preto, Baixada Santista e Outras Regiões
Em Ribeirão Preto, três pessoas foram detidas por desobedecer as normas eleitorais. Na Baixada Santista, 10 ocorrências foram registradas, incluindo a prisão de uma mulher de 61 anos por realizar boca de urna em Santos.
Outras regiões do estado, como Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba, também registraram diversas ocorrências relacionadas a crimes eleitorais, com prisões por compra de votos, boca de urna e divulgação de informações falsas.
Essas ações reforçam o compromisso das forças policiais em garantir a lisura e segurança do processo eleitoral em todo o estado de São Paulo.