Polícia Civil devolve celulares roubados e furtados a vítimas em São Paulo

Mais de 140 aparelhos já foram recuperados por meio de cruzamento de dados e alertas emitidos pelo sistema da SSP.

Na manhã desta segunda-feira (7), a Polícia Civil realizou a devolução de celulares a vítimas que tiveram os aparelhos roubados ou furtados na capital paulista. A ação integra uma nova fase do projeto piloto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que utiliza tecnologia para identificar e recuperar aparelhos reativados de forma irregular.

Cerca de 50 pessoas foram convidadas a comparecer a uma unidade policial para receber os celulares que haviam sido recuperados. O projeto está sendo testado em delegacias da capital e da região metropolitana de São Paulo, e já demonstrou resultados expressivos: ao todo, 824 notificações foram emitidas, 273 pessoas se apresentaram às delegacias e 142 celulares foram apreendidos.

O funcionamento do sistema é baseado no número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei), cruzando os dados de boletins de ocorrência com as informações fornecidas pelas operadoras de telefonia. Ao identificar um celular reativado, o sistema envia um alerta ao aparelho com uma intimação para comparecimento à delegacia.

As pessoas que adquiriram os celulares sem saber da origem criminosa são tratadas como testemunhas e orientadas a colaborar com as investigações. Caso se recusem a entregar o aparelho, podem vir a responder por receptação, conforme análise do caso pela autoridade policial.

Durante a entrega dos aparelhos, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a importância do registro do boletim de ocorrência com o número de Imei. “Com essas informações conseguimos identificar e localizar os aparelhos”, afirmou.

O delegado Alexandre Dias, titular do 78º Distrito Policial, onde o projeto teve início, afirmou que a resposta da população tem sido positiva. “Todos os usuários que compareceram foram colaborativos e manifestaram interesse em ajudar nas investigações”, disse.

A ação faz parte do programa SP Mobile e será ampliada para todo o estado de São Paulo até o final de 2025. O objetivo principal é dificultar a circulação de celulares roubados ou furtados, desestimulando o mercado ilegal e devolvendo os aparelhos às vítimas.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).