Polícia Civil empossa mais de 4 mil novos policiais nesta sexta

    É a maior nomeação da história da instituição; cerimônia será no Ginásio do Ibirapuera

    PORPatrícia di Sanctis

    09/05/2024 06:02
    Atualizado em 09/05/2024 07:09

    Polícia Civil empossa mais de 4 mil novos policiais nesta sexta

    Polícia Civil empossa mais de 4 mil novos policiais nesta sexta

    Essa foi a maior nomeação da história da Polícia Civil (Foto: Governo de SP)

    A Polícia Civil de São Paulo realizará, nesta sexta-feira (10), a posse dos 4.017 aprovados em concursos para a corporação. A polícia também faz busca ativa por candidatos vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul para ofertar a prorrogação de posse.

    A cerimônia ocorrerá às 9h no Ginásio do Ibirapuera, na Rua Abílio Soares, nº 1.300, bairro Paraíso, na zona sul de São Paulo.

    Os novos policiais foram aprovados em concursos públicos lançados em 2022. A nomeação foi publicada no último dia 3 no Diário Oficial do Estado, sendo considerada a maior da história da Polícia Civil.

    Ao todo, serão 2.208 escrivães, 1.260 investigadores, 353 delegados e 196 médicos-legistas empossados.

    O curso de formação da Polícia Civil

    Os cursos de formação da Polícia Civil começam na próxima segunda-feira (13), com duração média de três meses e meio para as carreiras de escrivão, investigador e médico-legista. Já para a carreira de delegado, a formação é de cinco meses e meio.

    No decorrer do curso, os novos policiais passarão por estágio nas unidades. Já o estágio probatório, possui duração de três anos.

    Na primeira semana, todos os novos policiais ficarão no Campus I da Acadepol, localizado no Butantã, zona oeste da capital. Depois disso, as turmas serão divididas e designadas para as regiões que escolheram, onde parte continuarão os estudos nas Unidades de Ensino Policial (UEPs), na Grande São Paulo e no Interior.


    Candidatos vítimas da tragédia no RS

    A Polícia Civil realizou ao longo dos últimos dias uma busca ativa por pelo menos 45 candidatos, aprovados nos concursos de 2022, que nasceram ou declararam residência no estado do Rio Grande do Sul. 

    O contato foi para ofertar desde já o pedido de prorrogação de posse para que, apesar da tragédia provocada pelas fortes chuvas, eles não percam o direito de ingressar na carreira.

    A força-tarefa consegui contatar 11 delegados, 21 escrivães, dez investigadores e três médicos-legistas. Oficialmente, a posse desses candidatos que integram mais de 4,1 mil convocados será nesta sexta-feira (10), às 9h, no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista.

    Como pode ser feito o pedido de prorrogação de posse

    Os que não compareceram poderão solicitar a prorrogação de posse, enviando e-mail para dap.nucleocadastro@policiacivil.sp.gov.br, solicitando o requerimento de prorrogação de posse, preencher, digitalizar e devolver no mesmo endereço eletrônico.

    O pedido de prorrogação tem como base a lei complementar 207/79 (Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de São Paulo), que estipula que a posse pode ser realizada no prazo de até 15 dias após o provimento do cargo, sendo possível pedir a prorrogação por igual período.

    Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

    Polícia Civil, Estado de São Paulo, Concurso Polícia Civil, escrivães, investigadores, delegados, médicos-legistas, Candidatos vítimas da tragédia no RS, busca ativa, prorrogação de posse,

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design