Procon orienta consumidores sobre cuidados com promoções de Black Friday | Estado de São Paulo - Policial Padrão
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Procon orienta consumidores sobre cuidados com promoções de Black Friday

Procon orienta consumidores sobre cuidados com promoções de Black Friday

Pesquisa de preços prévia é principal recomendação

O Procon-SP orienta os consumidores para as compras durante a edição brasileira da Black Friday, programada para ocorrer no próximo dia 24 de novembro. Isso porque, durante este mês, ocorre aumento no volume de transações e, eventualmente, também pode crescer o número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor, por descumprimento à legislação que rege as regras de mercado.

A Black Friday é inspirada numa tradição americana, que consiste em uma grande queima de estoque no comércio em geral e marca o início das compras natalinas.

O Procon orienta os consumidores a fazerem pesquisas de preços com antecedência e reforça que essas promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A orientação geral é para que os consumidores pesquisem antes do evento para que possam comparar os preços e evitar a “maquiagem do valor”.

Para esta pesquisa é essencial guardar folhetos, encartes publicitários e se comprar on-line dar print da tela para se resguardar de provas.

Compras on-line

Como o foco principal da Black Friday é o comércio eletrônico, alguns problemas comuns nesse meio são relatados. Entre eles estão aquelas situações em que o consumidor finaliza uma compra on-line e algum tempo depois ela é cancelada.

A dica é sempre guardar anúncios, e-mails com a confirmação da operação, recibos e contratos, além de imprimir, ou salvar as telas com as ofertas e confirmações e transações financeiras realizadas.

Uma ocorrência bastante comum é o fornecedor anunciar um produto com preço específico e depois que ele foi incluído no ‘carrinho de compras’ do site seu valor mudar.

Também há situações em que depois de concluir a compra o consumidor recebe mensagem informando que o pedido foi cancelado. Em todos esses casos, a recomendação é a mesma: contatar o Procon-SP que, por sua vez, acionará o fornecedor.

Orientações do Procon-SP

  • Evitar sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo
  • Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares.
  • Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais
  • Jamais fazer transações on-line em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas
  • Se contratar entrega em domicílio, solicitar que o prazo seja registrado na nota fiscal ou recibo. No Estado de São Paulo, a Lei da Entrega (nº 13.747/2009) obriga o fornecedor a oferecer a possibilidade de agendar a data e o período de entrega do item ou de prestação do serviço
  • Somente assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Se for constatada irregularidade, ela deve ser informada, justificando o não recebimento
  • Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.

outras notícias

Lista digital do Policial Padrão

Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais

Show More
Desfazer filtros

© Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.