Quarta parcela do IPVA 2025 começa a vencer neste domingo (13) para veículos com placa final 1

A partir deste domingo (13), inicia-se o calendário de vencimentos da quarta parcela do IPVA 2025 para os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado no Estado de São Paulo. Os proprietários de veículos com placas final 1 devem ficar atentos ao prazo, pois apesar de o vencimento cair em um domingo, a quitação pode ser feita até segunda-feira (14), sem incidência de juros ou multa.
Na mesma segunda-feira (14), também vence a quarta parcela para veículos com placa final 2. O calendário segue até o dia 24 de abril, quando se encerra com os veículos de final 0.
A consulta do valor do imposto pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente pelo portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), por meio do número do Renavam.
Caminhões têm prazo diferenciado
Os caminhões seguem calendário próprio. O pagamento em cota única com desconto foi encerrado em janeiro, e a opção de parcelamento terminou no mês passado. Quem não aproveitou essas condições ainda pode pagar o IPVA 2025 em cota única, sem desconto, até o dia 22 de abril.
Formas de pagamento
O pagamento do IPVA pode ser feito por Pix, utilizando QR code gerado no site da Sefaz-SP, válido por 15 minutos. Também são aceitos pagamentos via internet banking, terminais de autoatendimento, casas lotéricas e com cartão de crédito, através de empresas credenciadas.
Atraso e consequências
O atraso no pagamento do imposto implica multa diária de 0,33% e juros baseados na taxa Selic. Após 60 dias, a multa é fixada em 20% sobre o valor total. Débitos não quitados poderão ser inscritos na Dívida Ativa e levar à inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, bloqueando o acesso a benefícios como a Nota Fiscal Paulista.
Além disso, a inadimplência impede o licenciamento do veículo, podendo resultar em apreensão, multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para mais informações e emissão do QR code, os contribuintes devem acessar a página oficial do IPVA no portal da Sefaz-SP.
Veja a tabela:


Fonte/Imagens: Agência SP