PM de SP começa a receber 17 mil novos coletes balísticos com investimento de R$ 33,6 milhões

A Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciou nesta terça-feira (15) a distribuição de 17 mil novos coletes balísticos para reforçar a segurança dos agentes em serviço. O investimento total do Governo de São Paulo para a aquisição dos equipamentos é de R$ 33,6 milhões.
A compra foi firmada em janeiro deste ano com a empresa Protecop, vencedora do processo licitatório e responsável pelo fornecimento dos coletes. Os equipamentos são do nível III-A, um dos mais altos permitidos para venda no país, com certificação baseada na norma internacional NIJ 0101.06 — referência mundial em exigência técnica para armaduras corporais.
Segundo o major Octacílio Fernandes, do Centro de Material Bélico da PM, os testes definidos pela norma avaliam durabilidade, resistência a diferentes temperaturas, velocidade de impacto, distribuição dos disparos e critérios de fabricação, como tamanhos e formatos permitidos.
Os coletes contam com placas e painéis balísticos de alta tecnologia e têm validade de cinco anos, período após o qual devem ser substituídos. “Esse é um importante avanço no cuidado com a vida do policial. Estamos equipando nossa tropa com o que há de mais moderno no mercado”, destacou o major.
A medida integra o plano de modernização da segurança pública e tem como objetivo garantir mais proteção ao efetivo, que atua diariamente em ações de patrulhamento, abordagens e combate à criminalidade em todo o estado.