Rota celebra 54 anos com nova diretriz de combate ao crime organizado
As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) comemoraram nesta terça-feira (15) seus 54 anos com uma nova diretriz operacional voltada para intensificar o combate ao crime organizado em São Paulo. A solenidade, realizada no 1º Batalhão de Polícia de Choque, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que destacou a importância histórica da unidade na segurança pública do Estado.
“Algumas unidades criam tradição e alma ao longo de sua história. A Rota é uma delas e faz a diferença no combate ao crime organizado, trazendo segurança para nossa sociedade”, afirmou o governador. Ele ressaltou o orgulho que os paulistas devem sentir da unidade, responsável pela proteção de um estado que abriga 44 milhões de pessoas e representa 1/3 do PIB nacional.
O evento contou também com a presença do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado. Na cerimônia, autoridades e personalidades civis foram homenageadas com medalhas em reconhecimento ao apoio prestado à unidade.
Criada em 1970, a Rota se consolidou como uma das principais forças especializadas da Polícia Militar de São Paulo. Apenas em 2024, suas operações resultaram na apreensão de mais de R$ 1 milhão em espécie do crime organizado, mais de 1,2 tonelada de drogas e na captura de 202 procurados pela Justiça.
Com o aumento da violência promovida por facções criminosas que utilizam armamento pesado e técnicas avançadas, a Polícia Militar atualizou a diretriz operacional da Rota. Publicada este ano, a nova diretriz reforça o papel da unidade no enfrentamento ao crime organizado, especialmente no combate às organizações criminosas ultraviolentas. Ela também estabelece a necessidade de patrulhamento inteligente em áreas estratégicas e o apoio às forças de segurança do estado.
Além disso, a Rota terá a missão de capacitar outras unidades policiais por meio de cursos especializados, contribuindo para o aprimoramento contínuo das forças de segurança de São Paulo.
As informações são da Agência SP.