Rota celebra 54 anos com nova diretriz de combate ao crime organizado

    Evento com presença do governador Tarcísio de Freitas traz os novos parâmetros operacionais da unidade com foco no treinamento, inteligência e equipamentos

    PORLucas Pereira

    15/10/2024 21:17
    Atualizado em 15/10/2024 21:17

    Rota celebra 54 anos com nova diretriz de combate ao crime organizado

    Pablo Jacob/Governo SP

    As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) comemoraram nesta terça-feira (15) seus 54 anos com uma nova diretriz operacional voltada para intensificar o combate ao crime organizado em São Paulo. A solenidade, realizada no 1º Batalhão de Polícia de Choque, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que destacou a importância histórica da unidade na segurança pública do Estado.

    “Algumas unidades criam tradição e alma ao longo de sua história. A Rota é uma delas e faz a diferença no combate ao crime organizado, trazendo segurança para nossa sociedade”, afirmou o governador. Ele ressaltou o orgulho que os paulistas devem sentir da unidade, responsável pela proteção de um estado que abriga 44 milhões de pessoas e representa 1/3 do PIB nacional.

    O evento contou também com a presença do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado. Na cerimônia, autoridades e personalidades civis foram homenageadas com medalhas em reconhecimento ao apoio prestado à unidade.

    Criada em 1970, a Rota se consolidou como uma das principais forças especializadas da Polícia Militar de São Paulo. Apenas em 2024, suas operações resultaram na apreensão de mais de R$ 1 milhão em espécie do crime organizado, mais de 1,2 tonelada de drogas e na captura de 202 procurados pela Justiça.


    Com o aumento da violência promovida por facções criminosas que utilizam armamento pesado e técnicas avançadas, a Polícia Militar atualizou a diretriz operacional da Rota. Publicada este ano, a nova diretriz reforça o papel da unidade no enfrentamento ao crime organizado, especialmente no combate às organizações criminosas ultraviolentas. Ela também estabelece a necessidade de patrulhamento inteligente em áreas estratégicas e o apoio às forças de segurança do estado.

    Além disso, a Rota terá a missão de capacitar outras unidades policiais por meio de cursos especializados, contribuindo para o aprimoramento contínuo das forças de segurança de São Paulo.

    As informações são da Agência SP.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design