Polícia Civil recebe drones para enfrentamento da criminalidade no interior

Segundo a Secretaria de Segurança Pública a Polícia Civil recebeu, na tarde desta terça-feira (18), dez drones com câmeras de visão termal dos mais modernos do mercado, para os Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinters). Os equipamentos serão utilizados em operações táticas e estratégicas em todo o território paulista.
Os drones foram entregues a representantes dos dez Deinters, na sede do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), para o grupo de policiais que foi treinado sob supervisão de pilotos do Serviço Aerotático (SAT), do Dope, para operação dessas Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).
A ferramenta possui uma tecnologia que integra o sistema de inteligência policial, o modelo DJI Enterprise, adquiridos na modalidade pregão eletrônico, custaram R$ 56 mil aos cofres estaduais.

Esses modernos veículo aéreos permitem a detecção de calor em objetos e materiais, transformando essa captação de temperatura em imagens e vídeos. Os drones serão utilizados em operações táticas e estratégicas das Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deics), principalmente contra o crime organizado.
Demonstrações
Sempre atento às novas tecnologias, o Dope também fez demonstrações sobre a utilização prática de robôs e como podem ser usados em operações como resgate de reféns. Foi realizada simulação de resgate de refém, com suposta invasão de local, mostrando as imagens que o equipamento faz das vítimas e dos bandidos. Além disso, também foi demonstrado como as imagens dos robôs e dos drones são transmitidas para as telas dentro dos veículos de monitoramento.