Primeira morte de detento por COVID-19 é registrada em Sorocaba
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou neste domingo (19) a primeira morte de um detento no estado de São Paulo por Covid-19. A morte foi contabilizada no balanço divulgado pela Prefeitura de Sorocaba (SP).
José Iran Alves da Silva, de 67 anos, estava internado desde o dia 9 de abril, com febre e falta de ar. Ele foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento e, em seguida, para a Santa Casa da cidade. Segundo a SAP, ele tinha hipertensão e fazia tratamento para a próstata.
O detento foi preso em 3 de maio de 2016, proveniente do 2º Distrito Policial de Campinas (SP). A SAP não informou o crime que levou à prisão.
Segundo a secretaria, a Penitenciária II “Dr. Antonio de Souza Neto”, em Sorocaba, onde José Iran cumpria pena, está sendo monitorada.
O banho de sol foi suspenso na unidade e outras ações de limpeza, além de reforço na entrega do material de higiene, foram tomadas. Máscaras de proteção foram distribuídas aos presos da unidade.
De acordo com a SAP, essas ações também estão sendo tomadas em outros presídios do estado de São Paulo.
Existem outros dois casos confirmados de Covid-19 em presos de Sorocaba. Um está internado na Santa Casa e o outro no Hospital Regional. Não há nenhum caso de servidor com suspeita de contaminação pelo coronavírus.
Fonte: G1