Canil do 8º Baep conquista 1º lugar geral em competição internacional

    Equipe garantiu vaga no torneio mundial que acontecerá em 2025, nos Estados Unidos

    PORPatrícia di Sanctis

    21/10/2024 17:58
    Atualizado em 21/10/2024 19:05

    Canil do 8º Baep conquista 1º lugar geral em competição internacional

    Canil do 8º Baep conquista 1º lugar geral em competição internacional de atuação com cães profissionais

    Equipe que venceu a competição (Foto: SSP)

    A equipe de Canil do 8° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Presidente Prudente (SP) conquistou o 1º lugar geral em competição internacional de atuação com cães profissionais. A equipe representou a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) na 7ª Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho, também denominada “K9 Olympics Brasil”.

    De acordo com a PM, o Canil do 8º Baep foi destaque na disputa, atingindo o 1º lugar geral.  A posição garantiu vaga no torneio mundial que acontecerá em 2025, nos Estados Unidos. A competição ocorreu de 14 a 18 de outubro, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina.

    Conforme o comandante do Canil do 8º Baep, subtenente Joel de Godoi Bueno Júnior, a participação na competição vai além do networking e compartilhamento de ideias.

    “Os policiais são colocados à prova e demonstram toda eficácia do trabalho realizado pela PMESP com a utilização do cão como importante ferramenta operacional”, disse o comandante. “Isso resulta no aprendizado contínuo com objetivo de crescer profissionalmente”, comentou.

    Conquistas do Canil

    A equipe do canil do 8° Baep, subordinada ao Comando de Policiamento do Interior de Presidente Prudente, após cinco dias de competição, conquistou o 3º lugar geral na modalidade guarda e proteção; 2° lugar na modalidade busca e captura em ambiente interno e, na somatória geral dos pontos, mantendo a regularidade em todas as modalidades; e conquistou o 1° lugar geral da competição, com atuação exemplar do adestrador do canil do 8º Baep cabo José Roberto Vesco com a K9 Kira.


    O cabo Vesco, não apenas se tornou campeão, como também ganhou vaga para participar do mundial “K9 Olympic’s dos EUA” que ocorrerá em 2025, nos EUA.

    De acordo com Vesco, foi gratificante poder representar a Polícia Militar e todo o Estado de São Paulo. “Pra mim foi uma honra estar lá e me tornar campeão em meio a tantas equipes boas”, disse o cabo.

    A Associação Sul-Americana de Cães de Trabalho (ASACT) promoveu a ação em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina. Esse é o maior evento do gênero na América Latina.

    A competição reuniu treinadores de cães de todo o Brasil e do exterior, incluindo treinadores civis, das forças policiais, corpos de bombeiros e forças armadas.

    Além disso, as provas eram abertas ao público, e tinham o objetivo de promover a integração entre a comunidade e as forças de segurança. Tudo para fortalecer a confiança mútua e a cooperação para um ambiente mais seguro.

    Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design