ROTA terá câmera que ‘grava tudo’ presa na farda
As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), umas das tropas de elite da Polícia Militar (PM), usará pela primeira vez câmeras portáteis nos uniformes de seus policiais para tentar conter eventuais desvios de conduta, abusos de autoridade e violência policial.
Segundo a corporação, a novidade agora é que essas câmeras gravam tudo automaticamente e ininterruptamente, sem que o agente precise acioná-la, o que daria mais transparência às ações policiais.
A informação foi publicada inicialmente na quinta-feira (22) pela “Folha de S.Paulo” e confirmada depois pelo G1.
A Polícia Militar informou que, a partir do próximo dia 20 de maio, irá receber 2.500 aparelhos que vão gravar imagens e áudios por 12 horas seguidas. Esse é o tempo do turno de trabalho de cada agente que usa veículos em patrulhamentos ostensivos que visam garantir a segurança da população nas ruas das cidades. Mas nem sempre é isso o que acontece.
Por esse motivo e outros, que tratam de monitorar a atividade policial, as câmeras norte-americanas Axon Body 3 serão acopladas na parte frontal dos coletes à prova de balas dos policiais militares da Rota e de outros 14 batalhões.
Ao todo, sete municípios do estado terão agentes usando os aparelhos, segundo a PM.
Fonte: G1