Polícia Civil usa Helicóptero apreendido do tráfico para transporte de órgãos
A Polícia Civil participou de uma operação na segunda-feira (23) para entregar órgãos destinados a transplantes. A entrega foi feita através do Servico Aerotático (SAT) com aeronave apreendida de narcotraficante.
Foram destinados a transplantes um coração e dois pulmões de um jovem, de 30 anos, da cidade de Birigui após a morte encefálico, ocorrida em um acidente de trabalho. O doador estava internado na Santa Casa de Araçatuba, o qual teve a saída dos órgãos e entrega na cidade de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública o coração foi transportado por um helicóptero, modelo EC 130B4, que foi apreendido em setembro de 2019 durante a prisão de André do Rap, o qual era um traficante internacional e um dos principais líderes do comércio de drogas no Brasil. Na ocasião, ele foi detido em uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Para o transporte dos pulmões, por sua vez, foi utilizado um avião, modelo Caravan 208B, apreendido no ano de 2018 pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana.
“Estou na polícia há 32 anos e, para mim, é muito gratificante ver algo que era usado no crime para servir à sociedade, para o bem do ser humano”, disse o delegado titular do SAT, João Eduardo Felipe, que autuou diretamente nesta ação, especificamente dentro do helicóptero. “As pessoas só veem a polícia pelo lado de prender criminosos, mas o lado humanitário também precisa ser destacado”, completou.
A necessidade de um transporte rápido dos dois órgãos se deu porque os pulmões necessitam ser transplantados entre 4 e 6 horas após serem retirados, enquanto o coração precisa ser transferido em no máximo 4 horas.
A ação também envolveu equipes do Hospital Albert Einstein e do Instituto do Coração – Incor.
Outro voo pela vida
No dia 5 deste mês, um helicóptero, modelo Esquilo AS350 B2, foi utilizada para o transporte de um coração de Santos para Campinas. A aeronave também foi apreendida em uma ação de combate ao tráfico de drogas.