Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Militar (PM) de São Paulo divulgou que seu sistema de inteligência artificial, em operação há pouco mais de um ano, superou a marca de 1 milhão de atendimentos por meio do telefone 190. Desenvolvido pelo Centro de Operações da PM (Copom), o sistema — apelidado de “Mike” — é responsável pelo despacho automatizado de ocorrências de perturbação do sossego, como reclamações de barulho.
A ferramenta foi criada com o objetivo de desafogar o atendimento humano, direcionando chamadas de menor urgência ao canal automatizado. Segundo a corporação, o uso da inteligência artificial permitiu que os atendentes do Copom se concentrem em ocorrências de maior gravidade, como assaltos, violência doméstica e situações com risco à vida.
De acordo com o coronel Carlos Alexandre Marques, chefe do Copom, o sistema já mostra reflexos diretos na agilidade dos atendimentos. “O redirecionamento das ocorrências de barulho para o ‘Mike’ trouxe redução no tempo de resposta para chamadas de emergência. Elas são atendidas com priorização dos casos críticos e consequente aumento da efetividade do serviço”, explicou.
Capaz de atender até 300 ligações simultâneas, o sistema funciona 24 horas por dia, com praticamente nenhuma desistência por espera prolongada. Além disso, os dados gerados contribuem para melhorar a análise estatística e o planejamento operacional da PM.
O Centro de Operações da PM estuda agora novos aprimoramentos para a tecnologia. Entre eles, a criação de um protocolo que possibilite ao cidadão utilizar o registro da ocorrência para acionar o poder público municipal ou apresentar como base em ações judiciais. “Solicitamos a atualização para gerar um número de protocolo que vai permitir que o solicitante notifique o poder público sobre o problema”, concluiu o coronel.