Polícia Militar Ambiental deflagra Operação Huracán para prevenir incêndios em São Paulo

Ação foca na fiscalização de áreas críticas e combate à soltura de balões em todo o estado.

Operação da Polícia Ambiental protege fauna aquática durante piracemaOperação da Polícia Ambiental protege fauna aquática durante piracema

Na manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Militar Ambiental iniciou a Operação Huracán, voltada para a prevenção de incêndios florestais e o combate a crimes ambientais em todo o território paulista. A ação segue até a próxima quinta-feira (30) e integra o plano estratégico do Governo do Estado de São Paulo para o período de estiagem.

Realizada anualmente, a operação concentra os trabalhos em áreas rurais, regiões de cultivo de cana-de-açúcar, unidades de conservação e faixas de domínio de rodovias, ferrovias e estradas vicinais, locais com maior propensão à ocorrência de queimadas. Além da prevenção a incêndios, a operação também combate a prática ilegal de soltura de balões e fiscaliza o cumprimento das normas ambientais em vigor.

Segundo o 5º Batalhão de Polícia Ambiental, o trabalho inclui a vistoria de aceiros, análise de Planos de Prevenção a Incêndios (PPI) e mapeamento de áreas críticas que favorecem a propagação das chamas. A fiscalização também abrange reservas legais, vegetações nativas e pontos monitorados previamente pela corporação.

A presença ostensiva da PM Ambiental tem o objetivo de conscientizar produtores rurais e empresas do setor agroindustrial sobre a importância de medidas preventivas, como a manutenção e limpeza das áreas de cultivo. Segundo a corporação, evitar queimadas acidentais ou provocadas por ações criminosas é essencial para a preservação ambiental e a segurança da população.

A Operação Huracán está integrada ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, conhecido como Operação São Paulo Sem Fogo, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), com apoio de diversos órgãos estaduais como o Departamento de Proteção e Fiscalização Ambiental (DPFA), Cetesb, Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a própria Polícia Militar.

O nome da operação, Huracán, faz referência à divindade maia dos ventos e tempestades, simbolizando a força e intensidade das ações preventivas adotadas em campo.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).