Polícia Civil prende 675 procurados da Justiça durante a Operação Rastreio em todo o estado de SP

Imagem: SSP

Na terça-feira (29), a Polícia Civil (PC) prendeu 675 pessoas procuradas pela Justiça durante a Operação Rastreio, realizada em todo o estado de São Paulo. A ação teve como foco principal a retirada de foragidos das ruas e contou com o cumprimento de cerca de mil mandados judiciais, sendo que 80% das capturas ocorreram na capital e na Grande São Paulo.

O balanço da operação foi apresentado na tarde desta quarta-feira (30), em coletiva no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no centro da capital paulista. Segundo as autoridades, 47,2% dos detidos já possuíam passagens anteriores pela polícia, ou seja, eram reincidentes criminais. A maioria dos crimes atribuídos aos foragidos inclui tráfico de drogas (27,8%), roubos (18%), homicídios (14,7%) e furtos (9%). Também houve registros de estupro de vulnerável, receptação, lesão corporal, ameaça, associação criminosa, extorsão, corrupção de menores e estupro.

Durante o cumprimento dos mandados, os agentes ainda prenderam outras 108 pessoas em flagrante e apreenderam 15,9 quilos de entorpecentes. A operação envolveu cerca de 2,5 mil policiais civis, com o apoio de mais de mil viaturas, além de drones e helicópteros para monitoramento e apoio aéreo.

Todas as unidades da Polícia Civil participaram da operação, com destaque para a Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), sob coordenação direta da Delegacia Geral de Polícia. O delegado-geral Artur Dian destacou o impacto da ação, comparando o número de capturas ao de um presídio inteiro. A operação foi considerada de grande importância para a prevenção de novos crimes, já que muitos dos detidos possuíam histórico de delitos graves.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).