PM treina oficiais bolivianos em São Paulo para lidar com PCC
A Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo está trazendo para a capital oficiais bolivianos para fazer um treinamento no Setor de Inteligência da corporação com o objetivo de ajudar a mapear a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no país vizinho.
De acordo com a PM, a corporação tem encontrado dificuldades para identificar homens de confiança no país vizinho que possam colaborar com as investigações.
A Bolívia é o ponto de partida das principais rotas do PCC para levar droga para o Brasil, seja pelo Paraguai ou diretamente, por meio da fronteira.
Os carregamentos de entorpecentes são transportados do Mato Grosso do Sul até o Estado de São Paulo, onde são distribuídos para os mercados locais e encaminhados para o Porto de Santos. De lá, a exportação acontece para os mercados internacionais.
Autoridades brasileiras suspeitam que importantes lideranças da facção estejam escondidas em território boliviano. Entre elas, André do Rap, apontado como uma das principais lideranças do PCC, foragido desde 2020.