Coronel José Augusto Coutinho assume comando geral da Polícia Militar de São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (17), o Governo do Estado oficializou a troca no Comando Geral da Polícia Militar (PM) de São Paulo. O coronel Cássio Araújo de Freitas, que ocupava o cargo desde janeiro de 2023, foi para a reserva da corporação após completar cinco anos no posto de coronel, conforme as diretrizes internas da instituição. Em seu lugar, assume o coronel José Augusto Coutinho, que exercia a função de subcomandante desde o início de 2024.
A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado e já está em vigor. Com a nomeação de Coutinho, o posto de subcomandante será ocupado pelo coronel Erick Gomes Bento, que atuava como Chefe do Gabinete do Comando Geral da PM.
Durante sua carreira segunda a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o novo comandante teve passagens marcantes por unidades de elite da Polícia Militar. Foi comandante do Policiamento de Choque, do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (ROTA) e do 4º Batalhão de Polícia de Choque – Operações Especiais, além de chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque.
Ingressando na corporação em 1992, Coutinho é bacharel em Educação Física e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos da PM.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a atuação do coronel Cássio, que “cumpriu seu papel com maestria” e esteve na linha de frente no combate ao crime organizado, obtendo os melhores índices de produtividade da história da PM.