Glock G45, a nova arma de serviço da Guarda Municipal de Americana

    GAMA passa a operar com uma das melhores armas do mundo

    PORCaio Lausi

    01/11/2024 14:34

    Glock G45, a nova arma de serviço da Guarda Municipal de Americana

    Glock G45, a nova arma de serviço da Guarda Municipal de Americana

    Glock G45, a nova arma de serviço da Guarda Municipal de Americana (Foto: Glock do Brasil)

    Na manhã de quinta-feira (31), o prefeito de Americana, Chico Sardelli, entregou 70 pistolas Glock modelo G45, no calibre 9mm (9x19mm), à Guarda Municipal de Americana (GAMA). A cerimônia foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Thiago Brochi (PL), e pelos vereadores Fernando da Farmácia (PSD), Leco Soares (PODEMOS), Lucas Leoncine (PSD) e Pastor Miguel Pires (PRD).

    Pistolas Glock

    A Glock é uma renomada marca austríaca de pistolas semiautomáticas, amplamente adotada por forças de segurança em todo o mundo. Conhecida por seu projeto altamente confiável, facilidade de manuseio e manutenção, a Glock se destaca como uma escolha segura e eficiente para uso operacional e de defesa pessoal.

    A história da empresa começa em 1980, mas foi em 1982 que a empresa fez seu primeiro protótipo, quando Gaston Glock tomou conhecimento de que as Forças Armadas da Áustria buscavam propostas para modernizar as pistolas de serviço de seu contingente, que até então ainda utilizava as pistolas Walther P38, da Segunda Guerra Mundial.

    Gaston Glock reuniu uma equipe de especialistas em armas da Europa para desenvolver seu primeiro protótipo, a Glock 17, que posteriormente foi adotada pelas forças militares e policiais da Áustria, fato que chamou atenção do mundo todo pelos impressionantes resultados nos rigorosos testes de resistência e durabilidade.

    Glock G45

    A Glock G45 em calibre 9x19mm é uma pistola que combina o design compacto do modelo G19 com a empunhadura full-size do modelo G17. Essa mescla, favorece a portabilidade da arma e, principalmente, o controle de recuo. Lançada em 2018, a G45 é direcionada para operações táticas e de defesa pessoal.

    O modelo possui o cano GLOCK Marksman, desenvolvido pela empresa, com um raiamento poligonal melhorado e a coroa aprimorada, garantindo maior precisão nos disparos. Além disso, o modelo traz os melhorias das armas Gen5 (quinta geração) da marca, como o serrilhado frontal para manuseio e o retém do ferrolho ambidestro.

    A G45 também possui o design da empunhadura mais reto, garantindo conforto e segurança no manuseio, independente do tamanho das mãos. Seu ferrolho possui o acabamento em nDLC, que aumenta a proteção contra marcas de uso e melhora a capacidade da pistola em funcionar em condições adversas (chuva, terra, etc).

    Não podemos falar de Glock sem lembrar do sistema Safe Action, exclusivo da marca, que consiste em um mecanismo composto por três dispositivos que se desarmam gradativamente a medida que o gatilho é pressionado e que retorna a posição inicial quando o gatilho é liberado.

    O sistema Safe Action está resumido da seguinte forma:

    Trava / Segurança do gatilho: Uma pequena alavanca no próprio gatilho impede que ele seja acionado a menos que seja pressionado diretamente pelo atirador.

    Trava / Segurança do percussor: Impede que o percussor avance acidentalmente em direção a munição que está na câmara, prevenindo disparos involuntários.

    Trava / Segurança de queda: A arma só dispara se o gatilho for puxado até o final do curso, o que garante que um simples impacto ou queda não causará o disparo.

    Apesar da praticidade e segurança oferecidas pelo sistema Safe Action, é fundamental que os usuários entendam e respeitem suas limitações. Como o sistema não possui uma trava manual externa, a Glock permanece “pronta para disparar” e o acionamento do gatilho liberará o mecanismo de segurança.


    Abaixo, as características da Glock G45, adquirida pela Guarda Municipal de Americana:

      O Calibre 9mm (ou 9x19mm Parabellum/Luger)

      Georg Luger, nascido em 1849, iniciou sua carreira no exército austro-húngaro, onde demonstrou talento com armas de fogo e logo se tornou instrutor. Fascinado pelo conceito de armas automáticas, ele começou a contribuir para seu desenvolvimento, e, após deixar o serviço militar, trabalhou com o engenheiro Ferdinand von Mannlicher em projetos de carregadores de rifle.

      Em 1891, Luger ingressou na Ludwig Loewe & Company, onde se tornou consultor de design. A empresa, que mais tarde se tornou Deutsche Waffen und Munitions Fabriken (DWM), produzia a pistola Borchardt C93, e Luger foi encarregado de apresentar o modelo ao Exército dos Estados Unidos.

      Diante das críticas dos militares quanto ao design da arma e ao recuo excessivo do cartucho de 7,65×25 mm Borchardt, Luger então iniciou aperfeiçoamentos e dentre eles a redução do cartucho para 7,65×21 mm que passou a carregar o sobrenome Parabellum.

      Com o desenrolar da história e a popularização do calibre, os alemães decidiram aumentar o diâmetro do projétil para 9mm, originando o famoso 9mm Luger, que se tornou o calibre padrão para forças policiais e militares. O 9mm Luger destacou-se por sua precisão, além de ser mais leve e econômico para produção em massa. Ao longo do século XX, ele foi amplamente adotado por agências policiais e militares em todo o mundo.

      Durante a Segunda Guerra Mundial, o calibre 9mm ganhou popularidade e se consolidou como escolha preferencial para defesa pessoal e uso policial nos EUA e no mundo. Com melhorias tecnológicas em projéteis e propelentes, o 9mm se manteve eficaz, sendo mais leve e controlável, além de acessível.

      O 9mm no Brasil

      O calibre 9mm, conhecido como “9mm Parabellum” ou “9mm Luger“, tem uma trajetória de crescente popularidade, tanto para uso civil quanto para forças de segurança. Durante muitos anos, a legislação brasileira restringiu o uso desse calibre para civis e limitava seu acesso aos militares e algumas forças policiais.

      Foi no governo Bolsonaro, com os decretos nº 9.845, 9.846, 9.847 em 2019 e os decretos 10.627, 10.628, 10.629, 10.630 em 2021, além de portarias e normas relacionadas, que houve uma grande alteração na regulamentação da Lei 10.826 de 22 de dezembro de 2005, dentre elas, a alteração dos parâmetros de aferição de calibres, que fez com que o calibre 9mm entrasse na lista de calibres permitidos.

      Durante esse período, o calibre 9mm se tornou ainda mais popular entre policiais e atiradores esportivos, tomando rapidamente o lugar do calibre .380 ACP. Ainda que rodeado de mitos e mentiras contadas por anos a fio por organizações, institutos e pela mídia não especializada, o 9mm é um calibre comum, não possui superpoderes e não é mais ou menos letal que qualquer outro calibre de arma de fogo.

      Em 2023, com o terceiro governo Lula, o calibre 9mm volta a ser considerado restrito, com a retomada de uma série de parâmetros utilizados até 2018.

      A GAMA e a Glock G45

      A Guarda Municipal de Americana fez sim uma boa escolha, o trabalho operacional precisa ser amparado com bons equipamentos e precisa estar atualizado ao que tem de melhor no mundo. A criminalidade não se baseia em leis e decretos, tampouco em parâmetros burocráticos que apenas aqueles que seguem a lei se baseiam.

      Desta forma, a aquisição de mais 70 (setenta) Glock G45, pois em 2023 a GAMA já havia recebido um lote de 120 unidades do mesmo armamento, moderniza e padroniza por completo a instituição no quesito armas curtas para o serviço ostensivo.

      Uma Guarda Municipal bem equipada e, principalmente, bem treinada com esses equipamentos, torna-se uma força eficiente e preparada para proteger a comunidade.

      Com a união entre o Policial Padrão e o Portal Armas de Fogo, o Papo de Especialista se torna uma fonte de conteúdo confiável e focado para nossos leitores. Quer receber mais conteúdos como esse em primeira mão?Clique neste link e siga o nosso canal do WhatsApp.

      Acompanhe o Policial Padrão:

      Guia comercial do Policial Padrão

      Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
      cadastre sua empresa
      © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design