Guarda Municipal de Piracicaba faz primeira prisão pelo aplicativo SOS Mulher
A Guarda Municipal (GCM) de Piracicaba (SP) prendeu nesta quinta-feira (2) um homem por descumprimento de medida protetiva. Ele foi preso depois que a vítima acionou o aplicativo “SOS Mulher”. Esta foi a primeira prisão feita por meio desta ferramenta.
O SOS Mulher é aplicativo de emergência e foi lançado nesta terça-feira (31). O aplicativo é feito para que mulheres vítimas de violência doméstica possam acionar a corporação de forma rápida e prática.
Já a prisão aconteceu após a Patrulha Maria da Penha ser acionada por conta de um descumprimento de medida protetiva. Ao chegar lá, a vítima contou que estava em frente de sua casa quando viu o agressor, de 39 anos, vindo em direção. Ela entrou rapidamente em sua residência e acionou o SOS, enquanto o homem fazia ameaças de morte em frente do imóvel.
A equipe conduziu a vítima até a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para elaboração de boletim de ocorrência e, na sequência, se deslocou até a Rua do Porto. O agressor foi encontrado e, ao ser abordado, pulou no rio para tentar fugir. Ele foi resgatado e levado para a DDM, onde foi preso em flagrante por descumprimento de medida e ameaça.
O aplicativo SOS Mulher é destinado a todas as mulheres que têm medida protetiva. Também é válido àquelas que acabaram de lavrar boletim de ocorrência e solicitaram medida protetiva, de forma emergencial. O aplicativo está disponível na Play Store.
Após a instalação e realização do cadastro, ele precisará ser validado pela equipe da Patrulha. O botão fica vinculado a um CPF e só pode ser instalado em um aparelho celular. Apenas as pessoas detentoras de medida poderão ter o aplicativo instalado para pedido de socorro.
Para acionar o SOS Mulher, a mulher deve pressionar por três segundos o logotipo da ferramenta no celular. Assim, um sinal é emitido para a Central de Operações da Guarda Municipal, que terá em mãos os dados cadastrais da vítima e sua localização em tempo real.