PF atua contra descaminho de eletrônicos no interior de SP

PF atua contra descaminho de eletrônicos no interior de SP (Foto: Polícia Federal)
A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (6), a Operação Marcos 12:17, com o objetivo de combater crimes de descaminho relacionados à entrada e comercialização ilegal de eletrônicos no Brasil. A ação ocorreu em São Carlos (SP) e Iracemápolis (SP), no interior paulista.
As investigações começaram em agosto de 2024, após denúncias encaminhadas à Delegacia da PF em Araraquara (SP), indicando a venda irregular de aparelhos eletrônicos, especialmente celulares, em redes sociais. Com base nos indícios levantados, a 2ª Vara Federal de São Carlos expediu cinco mandados de busca e apreensão, além de determinar o bloqueio de mais de R$ 8 milhões em contas bancárias ligadas aos investigados. Também foi ordenado o bloqueio de veículos pertencentes aos envolvidos e a empresas relacionadas às atividades ilícitas.
Durante as buscas, os policiais apreenderam uma grande quantidade de produtos eletrônicos sem comprovação fiscal, além de veículos e documentos que serão analisados pelo Setor Técnico Científico da PF. Em um dos locais, foram encontradas seis armas de fogo, incluindo um fuzil. Embora registradas nos sistemas SINARM e SIGMA, as armas estavam sob posse irregular do indivíduo investigado.
As autoridades seguem com as investigações para aprofundar a identificação dos responsáveis e dimensionar o impacto financeiro do esquema.
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, as notícias do nosso site: clique neste link!