CORONAVÍRUS: Asilo de Piracicaba registra oitava morte de idoso

    Primeiro óbito aconteceu no dia 23 de abril, quando a unidade tinha 82 idosos residentes

    PORPatrícia di Sanctis

    02/05/2020 22:51
    Atualizado em 13/04/2024 17:39

    CORONAVÍRUS: Asilo de Piracicaba registra oitava morte de idoso

    47 pessoas entre residentes e funcionários foram infectadas pelo vírus (Foto: ilustrativa)

    Nesta sexta-feira (01), a Prefeitura de Piracicaba (SP) confirmou a oitava morte de um idoso residente do Lar Betel, por coronavírus (Covid-19). A vítima era uma mulher de 76 anos, que estava internada em um hospital da cidade.

    O asilo vive um surto da doença e o caso deve ser apurado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP).

    O primeiro óbito aconteceu no dia 23 abril, quando a unidade tinha 82 idosos residentes. Há ainda seis pacientes do asilo internados em hospitais da cidade.

    Desde o início do surto, 14 dos 75 funcionários do asilo foram afastados após terem contraído o vírus.

    Uma equipe da Vigilância Sanitária municipal foi mobilizada para apoiar o grupo médico do asilo nas medidas de contenção do vírus e idosos residentes e funcionários estão sendo submetidos a testes para detecção.

    APURAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

    O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu processo para apurar as circunstâncias das mortes dos idosos por coronavírus. No asilo, outros 33 idosos e 14 funcionários foram infectados pelo vírus.


    O procedimento administrativo fiscalizatório, aberto pela promotoria de Proteção ao Idoso de Piracicaba, quer saber que medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura e pelo Lar Betel, onde aconteceram os óbitos, para assegurar a saúde dos 80 idosos que ainda estão no asilo. 

    O promotor Luiz Sérgio Catani disse que, antes mesmo da eclosão do surto no Lar Betel, já havia instaurado procedimento para acompanhar as medidas de prevenção ao coronavírus entre a população residente em todas as instituições de longa permanência de idosos do município.

    Segundo ele, o novo processo visa à obtenção de informações que podem servir de base para futura ação de salvaguarda de direitos e de proteção dos velhinhos.

    O Lar Betel informou que todas as medidas tomadas para a contenção do surto já foram informadas ao MP.

    A prefeitura, que também prestou as informações, disse ter atuado no suporte às ações da instituição, inclusive colocando uma equipe municipal em apoio à equipe médica do asilo.

    As mortes aconteceram entre os dias 23 e 28 de abril. Nesta quinta-feira, 30, dois idosos do Betel que estavam internados no Hospital Regional de Piracicaba receberam alta. Eles estão sem sintomas, mas serão acompanhados durante dez dias. Outros sete idosos continuam internados em razão da doença.

    Fonte: Estadão

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design