Menina de 5 anos morre após picada de escorpião em Piracicaba
Uma menina de 5 anos morreu após sofrer uma picada de escorpião em Piracicaba (SP). O acidente com Jamily Vitória Duarte ocorreu na noite de sexta-feira (11) e criança veio a óbito na manhã de sábado (12).
A mãe da vítima denunciou falha no atendimento médico pela falta de soro antiescorpiônico na rede pública de saúde. Ela contou que foi até a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Vila Cristina, e só mais de uma hora depois recebeu a informação que não havia soro antiescorpiônico na unidade.
Jamily foi transferida até a Santa Casa da cidade, onde finalmente recebeu nove ampolas do soro antiescorpiônico. No entanto, o quadro se agravou e ela não resistiu.
De acordo com o site oficial da prefeitura de Piracicaba, o procedimento adotado pela mãe é o recomendado. A Secretaria de Saúde orienta, em caso de picada de escorpião, que a população procure a UPA mais próxima.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que, tanto a UPA Vila Cristina quanto a Santa Casa, são referência para acidentes com escorpião em Piracicaba.
Segundo a pasta, havia soro no estoque da UPA e será apurado o motivo da transferência da criança para a Santa Casa.
A secretaria de Saúde de Piracicaba informou que a Organização Social que administra a UPA abriu procedimento para apurar o atendimento recebido por Jamily na sexta-feira, e lamentou a morte da garota.
O corpo da menina foi sepultado no Cemitério da Vila Rezende.