Hospital de São Pedro realiza sua primeira captação de órgãos com apoio do helicóptero da PRF

    Captação inédita, de pulmão, fígado e rins, foi realizada no centro cirúrgico do Hospital São Lucas de São Pedro

    PORPatrícia di Sanctis

    23/01/2024 10:37

    Hospital de São Pedro realiza sua primeira captação de órgãos com apoio do helicóptero da PRF

    Hospital de São Pedro realiza sua primeira captação de órgãos com apoio do helicóptero da PRF

    Captação de órgãos aconteceu nesta segunda-feira (Foto: Prefeitura de São Pedro)

    O Hospital São Lucas de São Pedro (SP) realizou na tarde desta segunda-feira (22), a primeira captação de órgãos para transplante. A operação teve o apoio do helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que ficou responsável pelo transporte das equipes envolvidas.

    A captação inédita, de pulmão, fígado e rins, aconteceu no centro cirúrgico do Hospital São Lucas, após diagnóstico da morte encefálica da paciente e entrevista com a família do doador dos órgãos.

    A operação envolveu o transporte de helicóptero da PRF e equipes de mais de 14 profissionais, médicos e equipe de logística de três renomadas instituições: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, (Incor) de São Paulo, Hospital-Base de São José do Rio Preto (SP), e a Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital das Clínicas, de Campinas (SP), que conduziu todo o processo.

    Além deles, outros 26 profissionais do Hospital São Lucas, entre equipe médica e de enfermagem, do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), trabalharam nos últimos sete dias, do diagnóstico até a realização de todos os procedimentos e exames laboratoriais, dando suporte também na captação dos órgãos.

    Os três órgãos são de um mesmo doador. O pulmão foi transportado de helicóptero para o InCor, os rins para a Unicamp e o fígado para o Hospital-Base, ambos por meio de viatura terrestre.


    Para que todo o processo tivesse sucesso, a atuação rápida da equipe, após diagnóstico do paciente, foi muito importante para a preservação dos órgãos. Mas nada seria possível sem a aceitação da família, que conseguiu transformar a dor da perda em esperança para outras pessoas que dependem do transplante para viver

    enfatiza Miriam de Souza Silva, administradora do Hospital São Lucas.

    O médico Samuel Santos, da OPO/Hospital das Clínicas, responsável pelo procedimento de captação do pulmão, destacou a importância de todos os profissionais de São Pedro no sucesso da operação, que, além dos médicos e enfermeiros do hospital, contou também com o suporte do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito de São Pedro.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design