Na manhã desta quinta-feira (3), a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil (PC) de Americana prendeu um empresário por receptação na segunda fase da Operação FireWall de computadores furtados da Faculdade Anhanguera, hoje na segunda fase no bairro Jardim das Rosas em Serrana (SP).
As investigações tiveram início após uma série de furtos registrados nas unidades da instituição de ensino localizadas em Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Campinas. Câmeras de monitoramento internas auxiliaram na identificação de um técnico em informática como autor dos crimes. A partir dele, a polícia rastreou uma cadeia de revenda dos equipamentos.
No dia 26 de junho, um comerciante de Campinas foi detido ao ser flagrado vendendo os aparelhos em plataformas como OLX e Facebook. Ele afirmou tê-los comprado do técnico, que foi localizado no dia seguinte com dois computadores e aproximadamente 60 plaquetas de identificação retiradas de equipamentos furtados.
As diligências continuaram e, no dia 1º de julho, outro comerciante, desta vez da zona leste da capital paulista, foi preso em flagrante com 10 CPUs furtadas da unidade de Sumaré dando início então a Operação FireWall. Os equipamentos estavam desmontados e sem nota fiscal.
Nesta quinta-feira, as equipes da DIG chegaram até o empresário de 38 anos, morador de Serrana, que havia adquirido seis aparelhos do comerciante de Campinas. Em sua residência, os computadores foram localizados e apreendidos. O abordado alegou não ter desconfiado da origem dos produtos por acreditar estar comprando de um lojista regular.
Ele foi conduzido até a delegacia, autuado por receptação e, após pagamento de fiança, responderá ao processo em liberdade. Ao todo, 16 equipamentos foram recuperados até o momento. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e localizar o restante dos materiais furtados.
A DIG também apura outro furto de grande proporção, envolvendo cerca de 70 notebooks subtraídos de um escritório em Americana, que segue sobre investigação, mais que logo ocorrerá a terceira fase da operação policial.