Polícia Civil desarticula organização criminosa em Diadema
A Delegacia Seccional de Diadema, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Diadema desarticulou uma organização criminosa especializada em roubos, extorsões e lavagem de dinheiro. Na ação desta segunda-feira (07), sete integrantes foram presos preventivamente após investigações que expuseram uma estrutura organizada.
As apurações começaram em fevereiro de 2024, com a denúncia de uma quadrilha que atraía vítimas sob o pretexto de vender uma motocicleta em Diadema. No local combinado, os criminosos, se passando por policiais civis, ameaçavam as vítimas com armas de fogo, roubavam seus pertences e forçavam-nas a realizar transações financeiras.
O esquema incluía um cativeiro improvisado, onde algumas vítimas foram mantidas por quatro horas até a chegada de mais uma pessoa com R$ 28 mil, que também foi subtraído. O prejuízo total das vítimas somou R$ 80 mil. A quadrilha dividia-se em quatro núcleos: captação das vítimas, operação das abordagens, realização das transações e lavagem de dinheiro.
Com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), a polícia usou imagens de câmeras de segurança e quebras de sigilo telefônico e bancário para identificar os membros do grupo. As investigações, que contaram também com a Polícia Civil de Santa Catarina, revelaram a atuação coordenada e hierarquizada dos criminosos.
Os sete indiciados responderão por roubo circunstanciado, extorsão, receptação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As prisões temporárias foram convertidas em preventivas, e as investigações continuam para localizar outros envolvidos.