Deic fecha central de telemarketing usada em golpes bancários e prende dois em Ferraz de Vasconcelos

Entre os presos está um foragido da Justiça que operava as maquininhas usadas para fraudar vítimas.

Na tarde desta terça-feira (1º), o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu duas pessoas por participação em um esquema de estelionato bancário, durante ação realizada em um imóvel no município de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. A operação foi conduzida por agentes da 4ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes contra Seguros (Divecar).

O local funcionava como uma central clandestina de telemarketing usada para aplicar golpes, principalmente por meio da solicitação de segunda via de cartões bancários em nome de vítimas. Segundo o boletim de ocorrência, o imóvel servia como base para o recebimento de cartões e operacionalização do esquema criminoso.

Durante as buscas, os policiais encontraram e apreenderam 16 cartões bancários, 14 maquininhas de cartão, 18 celulares, chips, documentos e outros materiais relacionados aos golpes. Um dos detidos era foragido da Justiça por não ter retornado ao sistema prisional após benefício, enquanto a mulher também foi presa por envolvimento direto na fraude.

As investigações apontaram que os suspeitos obtinham dados pessoais e bancários das vítimas por meio de redes sociais. De posse dessas informações, faziam pedidos de segunda via dos cartões e utilizavam os dados em operações fraudulentas. O homem era responsável por operar as máquinas, enquanto a mulher atuava nas demais etapas do golpe.

A ocorrência foi registrada na 4ª Divecar como estelionato, associação criminosa, localização e apreensão de objeto, além da captura do procurado. As investigações seguem para identificar outras pessoas envolvidas no esquema.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).