Polícia Civil desmantela central clandestina de golpes contra idosos na Grande SP

Imagem: Polícia Civil
Policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) desmantelaram uma falsa central bancária especializada em aplicar golpes contra idosos na manhã desta sexta-feira (4). A operação aconteceu na capital paulista e em Guarulhos, onde foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. Três pessoas estão sendo investigadas, dois homens e uma mulher.
A ação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Investigações sobre Estelionatos e Crimes Contra a Fé Pública, da Divisão de Investigações Gerais (DIG). Durante a operação, materiais foram apreendidos e serão analisados pelos investigadores.
As investigações começaram após a denúncia de uma vítima que foi enganada pelo grupo e perdeu R$ 56 mil. Segundo os policiais, os golpistas utilizavam uma central clandestina para se passar por funcionários de banco, alertando as vítimas sobre supostas fraudes em suas contas.
Eles orientavam os idosos a procurar ajuda diretamente no banco, mas alertavam sobre o suposto envolvimento de funcionários da instituição. Dessa forma, conseguiam convencer as vítimas a transferirem seu saldo para contas controladas pelos criminosos, alegando que seria uma medida para se proteger de fraudes.
O caso foi registrado como estelionato qualificado e organização criminosa, e segue em investigação na 2ª DIG.