PM e PC reforçam esquema com 4,2 mil agentes para segurança da Virada Cultural em São Paulo

Imagem: SSP

Na noite desta sexta-feira (24), as Polícias Civil (PC) e Militar (PM) iniciam a operação conjunta para garantir a segurança de aproximadamente 5 milhões de pessoas esperadas na Virada Cultural, que acontece até o sábado (25), na cidade de São Paulo (SP).

O planejamento estratégico das corporações prevê a mobilização de cerca de 4,2 mil policiais em diversas frentes, com foco na prevenção de crimes e pronta resposta a qualquer tipo de ocorrência. Além do efetivo, a Polícia Militar empregará câmeras fixas e móveis, drones dos Comandos de Policiamento de Área e o sistema Olho de Águia, para monitoramento em tempo real dos palcos e vias de acesso.

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) contará com uma sala de gerenciamento de incidentes, reunindo equipes da PM e de outros órgãos públicos para atuação integrada durante o evento.

Torres de observação e barreiras com gradis e tapumes serão instaladas nos principais pontos de concentração para controle do fluxo de pessoas. A segurança em solo será reforçada por tropas especializadas, como Rota, Choque, Baep, Cavalaria, Canil, Comando de Aviação, batalhões de trânsito e Corpo de Bombeiros, totalizando cerca de 900 viaturas em circulação.

A Polícia Civil também terá atuação reforçada com o funcionamento ininterrupto das delegacias de plantão nas áreas do evento, otimizando o registro de flagrantes e ocorrências. A Divisão de Proteção à Pessoa do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) atuará de forma especializada na prevenção de furtos e roubos patrimoniais, especialmente de celulares, com patrulhamento externo.

O Serviço Aerotático (SAT) dará suporte aéreo às equipes em terra durante os períodos de maior concentração de público, ampliando a capacidade de vigilância e resposta.

O esquema conjunto tem como objetivo garantir tranquilidade, segurança e estrutura para que o público aproveite os dois dias da Virada Cultural com confiança e proteção.

Radium Seguros
No Hashi
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).