Polícia Ambiental desmantela esquema de extração ilegal de palmito em Salto de Pirapora

Polícia Ambiental desmantela esquema de extração ilegal de palmito em Salto de Pirapora (Foto: Polícia Ambiental)
Nesta quarta-feira (26), a Polícia Militar Ambiental desmantelou um esquema clandestino de extração e beneficiamento de palmito juçara, espécie ameaçada de extinção e símbolo da Mata Atlântica. A operação ocorreu no Parque Pirapora, após uma denúncia anônima.
No local, três indivíduos foram flagrados manipulando palmitos para comercialização ilegal. Diante da constatação do crime ambiental, os policiais deram voz de prisão aos envolvidos, que foram enquadrados no artigo 46 da Lei 9.605/98.
Durante a ação, foram apreendidas 834 unidades de palmito in natura e 200 vidros do produto beneficiado, totalizando 1,8 kg. A Vigilância Sanitária constatou que todo o material estava impróprio para consumo, sendo descartado no aterro sanitário da cidade.
Os três detidos foram encaminhados à delegacia, onde o delegado ratificou a prisão em flagrante, incluindo também o artigo 272 do Código Penal, referente à adulteração de substâncias alimentícias. Como agravante, a prisão foi decretada sem direito a fiança.
Além da detenção, os envolvidos foram autuados na esfera administrativa, com multas que somam R$ 1.850.400,00.
Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, as notícias do nosso site: clique neste link!