Bombeiros salvam gata desacordada após incêndio em apartamento de Sorocaba

Imagem: Polícia Militar\SSP
Na segunda-feira (10), o Corpo de Bombeiros resgatou uma gata que inalou fumaça durante um incêndio em um apartamento no bairro Jardim Europa, em Sorocaba (SP). Segundo a Secretária de Segurança Pública, a soldado Aline Ferreira, que participou da ocorrência e também é médica veterinária, improvisou um equipamento respiratório para salvar a vida do animal.
Os bombeiros do 15° Grupamento do Interior foram acionados para conter as chamas que se espalharam pelo imóvel. Ao chegarem ao local, encontraram o proprietário do apartamento do lado de fora, ileso, após conseguir sair com seu cachorro. No entanto, ele informou que ainda havia três gatos dentro do imóvel.
Após extinguir o fogo, dois gatos foram resgatados e levados pelo tutor para atendimento veterinário. No entanto, uma gata foi encontrada desacordada, escondida atrás de uma cama, com dificuldade para respirar devido à inalação de fumaça.
Percebendo a gravidade da situação, a soldado Aline levou o animal até a viatura de resgate e adaptou uma máscara neonatal para realizar ventilação forçada e hidratação das vias aéreas com soro fisiológico. “Eu não tinha levado aparatos para esse tipo de resgate e precisei trabalhar com o que tínhamos”, relatou a bombeira.
Com o apoio da equipe, foi possível fornecer suporte com oxigênio, e a gata começou a reagir. “Se não tivéssemos agido a tempo, a gata teria morrido”, afirmou a soldado.
O animal foi estabilizado e entregue ao tutor para acompanhamento veterinário. A rápida atuação dos bombeiros garantiu não só a extinção do incêndio, mas também a preservação da vida dos animais de estimação da família.