Polícia Militar e Ministério Público realizam operação de combate ao crime organizado em Sorocaba

    Alvo da operação estaria envolvido com práticas de resgate das lideranças do crime organizado que estão em presídios

    PORPatrícia di Sanctis

    13/09/2024 16:34
    Atualizado em 13/09/2024 16:34

    Polícia Militar e Ministério Público realizam operação de combate ao crime organizado em Sorocaba

    Polícia Militar e Ministério Público realizam operação de combate ao crime organizado em Sorocaba

    Arma apreendida na ocorrência (Foto: Polícia Militar)

    A Polícia Militar (PM) e o Ministério Público de São Paulo deflagraram a Operação Degola, em Sorocaba (SP), na quarta-feira (11), tendo como alvo principal uma liderança da organização criminosa PCC, envolvida na prática sistematizada de crimes como o tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

    Policiais do 1º Batalhão de Polícia de Choque (Rota) e equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Criminal do município.

    De acordo com as investigações do MPSP, o alvo da operação foi designado pela organização criminosa para coordenar uma ramificação da “Restrita Tática”, uma derivação de outra estrutura existente associada à cúpula da facção, encarregada de executar o plano de resgate das lideranças encarceradas, além de operacionalizar ataques contra instalações e equipamentos das forças de segurança no Estado de São Paulo.


    O investigado teria se encarregado de recrutar e preparar criminosos com a finalidade de criar um grupo destinado à realização de uma operação de resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, líder do PCC, que atualmente está no Presídio Federal de Brasília.

    Segundo as apurações, o resgate teria relação com os movimentos que desencadearam na reorganização da cúpula do PCC, que se intensificaram em 2024, a partir da disputa por poder entre as suas principais lideranças.

    Entre agora no canal do Policial Padrão no WhatsApp e receba, em primeira mão, todas as notícias exclusivas. Clique neste link e siga o nosso canal.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design