Na manhã desta sexta-feira (4), a Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de São José dos Campos, com apoio do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Polícia Militar (PM) e o Serviço de Inteligência da Polícia Penal, deflagrou a Operação Nêmesis contra uma organização criminosa envolvida com crimes como sequestro, extorsão e práticas associadas ao chamado tribunal do crime, na cidade de São José dos Campos (SP).
A ação contou com a participação de 15 promotores de Justiça, que deram suporte jurídico durante todas as diligências, além de 50 policiais civis e militares. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão em diversos endereços ligados aos investigados.
As investigações tiveram início a partir do sequestro de um empresário ocorrido em maio deste ano. Com o avanço das apurações, foi possível identificar um grupo criminoso estruturado que utilizava a violência e intimidação para impor sua atuação, inclusive ameaçando vítimas e testemunhas, com práticas típicas do tribunal do crime.
O trabalho foi coordenado pelo Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) da DEIC local. A operação é resultado de um esforço conjunto entre o MPSP e as forças de segurança pública do Estado, e possibilitou o mapeamento da atuação do grupo e a identificação de seus principais integrantes.
As diligências veladas seguem em andamento com o objetivo de aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.