CyberGaeco e ROTA deflagram Operação Chan Hol contra facções criminosas na Baixada Santista

Ação conjunta busca prender criminosos armados que atuam com violência para controlar territórios em áreas vulneráveis.

Na manhã desta quarta-feira (11), o Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do CyberGaeco, deflagrou a Operação Chan Hol na Baixada Santista, com o apoio do 1º Batalhão de Polícia de Choque – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). A ação teve como objetivo o combate a facções criminosas que atuam com extrema violência na tentativa de dominar comunidades em regiões vulneráveis.

A operação mobilizou equipes especializadas na coleta de provas digitais, além de contar com o reforço de 31 equipes da ROTA e do Canil da Polícia Militar, que deram suporte ao cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão em diversos endereços da região.

Segundo o MPSP, os alvos da operação são criminosos ligados a organizações que utilizam armamento pesado e intimidação para subjugar moradores e impor o domínio territorial. O trabalho integrado entre o Ministério Público e a Polícia Militar busca desarticular essas estruturas e restabelecer a segurança em áreas diretamente impactadas por ações de facções.

A Operação Chan Hol segue em andamento, e novas diligências devem ocorrer nos próximos dias, com o avanço da análise dos materiais apreendidos e a possível identificação de outros integrantes do esquema criminoso.

Radium Seguros
M-Box
Landarini Massas

Sobre o autor:

Lucas Pereira
CEO do Policial Padrão, graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (UNISAL 2010-2014), Superior em Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública (PMESP 2014-2015).