Na manhã desta segunda-feira (20), a Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos registrou três ocorrências distintas que culminaram na prisão de um foragido da Justiça, na apreensão de um documento de viagem e na prisão em flagrante de uma passageira por tráfico internacional de drogas e prende foragido.
Em uma das ações, os policiais federais prende foragido, um homem procurado pela Justiça do Estado de Rondônia, que possuía mandado de prisão por crimes de violência contra a mulher e uso de drogas. Após a prisão, o homem foi conduzido à delegacia da PF e será encaminhado ao presídio do estado de origem.
Durante a fiscalização migratória e documental, agentes da PF apreenderam um passaporte brasileiro pertencente a uma mulher angolana, apresentado por uma menor de idade da mesma nacionalidade que tentava embarcar em um voo com destino à França.
A ação contou com apoio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CTT) da Ameripol e com o suporte dos sistemas de alerta da Polícia Federal. A adolescente foi encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (DEATUR), onde recebeu atendimento e acompanhamento das autoridades competentes.
Ainda no mesmo dia, outra equipe da PF detectou material orgânico suspeito durante inspeção de bagagem de uma passageira brasileira que embarcaria para Doha, no Catar. Na revista, os policiais encontraram dois quilos de cocaína escondidos dentro de livros. A mulher foi presa em flagrante e conduzida à Justiça Federal, podendo responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.