Na manhã desta terça-feira (4), a Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, deflagrou a Operação Alimento Seguro e apreendeu mais de 770 quilos de produtos impróprios para o consumo em um açougue localizado na Rua do Sol, no bairro Jardim Alvorada, em Americana (SP).
A ação ocorreu por volta das 11h, após denúncias que apontavam que o estabelecimento armazenava e comercializava carnes, frios, pizzas e bebidas em condições irregulares. Com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal, os policiais civis encontraram 774,56 quilos de carnes e frangos armazenados em câmara frigorífica para a produção de hambúrgueres, além de 22 quilos de pizzas, quatro garrafas grandes de ketchup da marca Harman, e 14 latas de refrigerantes Fanta Uva e Guaraná Antártica, todos sem procedência, sem validade ou com datas de fabricação e vencimento idênticas.
O Instituto de Criminalística (IC) realizou perícia no local e constatou a impropriedade para o consumo dos produtos, que foram inutilizados e encaminhados ao Aterro Sanitário de Americana pela equipe da Vigilância Sanitária.
O responsável pelo estabelecimento, um homem de 58 anos, foi preso em flagrante por infringir os incisos II e IX do artigo 7º da Lei nº 8.137/90, que tratam dos crimes contra as relações de consumo, por vender e manter em depósito produtos em condições impróprias e com informações irregulares. Como a pena máxima ultrapassa quatro anos de prisão, não foi arbitrada fiança na esfera policial.
Segundo a autoridade policial da DIG:
“ações integradas com os órgãos de vigilância sanitária são fundamentais para proteger a saúde da população e coibir práticas comerciais que colocam em risco o consumidor”.
O preso foi encaminhado à audiência de custódia e permanece à disposição da Justiça.
O que é a Operação Alimento Seguro
A Operação Alimento Seguro tem como objetivo combater a comercialização e o armazenamento irregular de produtos alimentícios, evitando riscos à saúde pública e garantindo o cumprimento da legislação de defesa do consumidor. A iniciativa da Polícia Civil com o apoio da Vigilância Sanitária visa fiscalizar estabelecimentos do setor alimentício e promover a segurança do consumo em Americana e região.














