Uma operação de emergência realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) garantiu, na noite de sexta-feira (9), o transporte de órgãos destinados a transplante a partir de Araçatuba. Três viaturas da GCM atuaram na escolta e no deslocamento do material captado na Santa Casa do município até o Aeroporto Dario Guarita.
A força-tarefa teve início por volta das 19h, quando o comboio deixou o hospital fazendo o transporte de órgãos até a equipe médica especializada, garantindo agilidade e segurança até o embarque. No pátio de manobras do aeroporto, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) já aguardava para dar sequência ao translado até a capital paulista.

Os órgãos — fígado e rins — foram captados de um paciente com diagnóstico de morte cerebral e encaminhados a um hospital municipal de São Paulo. Eles serão destinados a três pacientes cadastrados na fila do Sistema Estadual de Transplantes (SET), vinculado à Central Nacional de Transplantes.
A operação reforça a importância da atuação integrada entre forças de segurança, profissionais da saúde e órgãos federais para viabilizar procedimentos que salvam vidas.











