Operação policial na Cidade de Deus visa combater o crime organizado
S
Nesta quarta-feira (3), a Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou uma operação de grande escala na Cidade de Deus, localizada na zona oeste da capital carioca. A operação, planejada para durar 24 horas, tem como principais objetivos a remoção de barricadas instaladas por criminosos, a apreensão de veículos roubados ou clonados, e o combate a atividades criminosas na região.
Segundo a Agência Brasil a operação foi conduzida pelo 18º Batalhão de Polícia Militar (Jacarepaguá), a operação conta com o apoio do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar) e do Batalhão de Ação de Cães (BAC). Segundo a Secretaria de Estado da Polícia Militar, a comunidade vinha sendo utilizada como base por um grupo criminoso de diversas influencias no Brasil para a prática de diversos delitos.
Durante a operação, a equipe do BAC, com o auxílio de cães farejadores, conseguiu apreender cerca de 70 quilos de maconha na localidade conhecida como Caminho do Outeiro. Além disso, a Polícia Militar informou através da rede social X, o antigo Twitter, sobre a prisão de um olheiro do tráfico, que foi capturado enquanto monitorava e transmitia informações aos criminosos na Travessa do Sal, na localidade Novo Mundo.
Em outra atualização nas redes sociais, a PM divulgou um vídeo mostrando a retirada de barricadas no interior da comunidade, incluindo aquelas que foram incendiadas por criminosos para obstruir a entrada dos policiais.
A ocupação também teve impacto nos serviços de saúde locais, com a suspensão das atividades no Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e na Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira, seguindo protocolos de segurança. A Clínica da Família José Neves manteve o atendimento, suspendendo apenas as visitas domiciliares.