Operação contra a violência doméstica prende 1.545 pessoas em todo o país
Uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) contra a violência doméstica prendeu 1.545 pessoas em todo o país nesta quarta-feira (8). A ‘Operação Átria começou no final de fevereiro com alusão ao Dia Internacional da Mulher e busca combater e prevenir crimes de violência, em razão de gênero.
De acordo com o MJSP, a operação intensifica a apuração de denúncias e instauração de inquéritos policiais. Além disso, realiza atendimentos às vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores.
Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal e, em algumas federações, conjuntamente com as Polícias Militares saíram às ruas para cumprir os mandados.
Americana
Na Seccional de Americana, a Delegacia de Defesa da Mulher trabalhou em conjunto com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) na Operação Átria.
As equipes cumpriram 15 mandados, sendo que seis resultaram em prisões, com a localização de procurados.
Além disso, a Polícia Civil informa que vai prosseguir diariamente com as buscas aos procurados da Justiça.
Campinas
Em Campinas, durante o cumprimento de um dos mandados, os policiais encontraram uma pistola .9mm com 30 munições na casa de um acusado de ameaçar a esposa. Ele recebeu voz de prisão em flagrante.
Balanço da Operação
Desde o dia 27 de fevereiro, quando foi deflagrada a operação, as polícias civis e militares cumpriram mais de seis mil diligências policiais e atenderam mais de dez mil vítimas.
Foram 1.545 presos e 4.776 medidas protetivas de urgência solicitadas. O número de inquéritos policiais instaurados chega a 4.606 e em andamento a 8.513.
Além do aspecto punitivo, a Átria também promove atividades de prevenção à violência de gênero, como palestras, orientações e cursos.
Canais de denúncia
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por meio de chamadas telefônicas aos números 197 (Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar).
Operação Átria
Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado a operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.
Confira os números da Operação Átria no período de 27 de fevereiro a 08 de março, até às 17h:
- – Vítimas atendidas: 10.656
- – Vítimas resgatadas: 158
- – Diligências policiais: 6.517
- – Denúncias apuradas: 2.991
- – Medidas protetivas de urgência solicitadas: 4.776
- – Autos de prisão em flagrante: 1.267
- – Presos: 1.545
- – Menores apreendidos: 21
- – Armas de fogo apreendidas: 107
- – Armas brancas apreendidas: 157
- – Munições apreendidas: 293
- – Inquéritos policiais instaurados: 4.606
- – Inquéritos policiais em andamento: 8.513
- – Mandados de prisão temporária cumpridos: 27
- – Mandados de prisão preventiva cumpridos: 286
- – Mandados de busca cumpridos: 294
- – Municípios participantes: 1.808