PF desarticula desvio de produtos químicos para produção de droga

    Produtos eram desviados de empresas e destinados ao tráfico de droga em troca de benefícios financeiros aos envolvidos no desvio

    PORLucas Pereira

    13/12/2023 14:53
    Atualizado em 13/12/2023 14:57

    PF desarticula desvio de produtos químicos para produção de droga

    Empresas participavam do esquema, desviando os produtos químicos a qual tinham direito de compra licita. Imagem: Polícia Federal

    A Operação Hinsberg foi deflagrada nesta terça-feira (12/12) pela Polícia Federal, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo e a Receita Federal, com o objetivo de reprimir e desarticular uma organização criminosa que desviou produtos químicos para a produção de drogas.

    A PF tem utilizado o controle de insumos químicos e a repressão aos desvios para o tráfico de drogas como ferramentas de inteligência para mitigar a produção e oferta de entorpecentes no território nacional.

    Mais de 70 policiais federais estão nas ruas para cumprir 18 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

    As investigações revelaram um esquema que envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo, usando “laranjas” para depósitos em espécie, como se fossem funcionários de grandes multinacionais, que figuravam como compradoras. Foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação dessa organização criminosa, totalizando cerca de 12 toneladas de produtos químicos, correspondendo a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.


    Além disso, os envolvidos utilizavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a origem ilícita dos valores recebidos, como interpostas pessoas e a constituição de empresas fictícias.

    As pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

    O nome da operação faz referência a Oscar Hinsberg, químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina, a substância principal desviada.

    Acompanhe o Policial Padrão:

    Guia comercial do Policial Padrão

    Encontre facilmente números de telefone e endereços das empresas regionais
    cadastre sua empresa
    © Policial Padrão 2011-2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: DMX Design